domingo, 28 de dezembro de 2003

BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB

da série "as melhores bandas do mundo" [ao menos pra mim]...

A maior diferença entre o B.R.M.C. e outros hypes como o HIVES e WHITE STRIPES, é q a banda é muito mais influenciada por sons ingleses [apesar d 2 dos 3 integrantes serem americanos]. Logo d cara vc percebe a influência do JESUS & MARY CHAIN, e talvez este fato seja um dos mais importantes pra q a banda tenha tanta qualidade. Algumas outras influências são o STOOGES, JOY DIVISION e VELVET UNDERGROUND. O nome da banda foi tirado da gangue d Marlon Brando no filme WILD ONE.

A banda d são francisco teve início quando Robert turner e Peter hayes se conheceram na faculdade. Em 96 chega da Inglaterra o baterista Nick jago, e está completa a formação. Nesse mesmo ano começaram a fazer xous pela Califórnia e passaram a chamar a atenção por onde passavam. Em 99 gravaram seu 1º cd demo, q logo caiu na mão d programadores d rádios americanas e d outras figuras importantes. Uma semana após o lançamento Noel gallagher considerou o álbum como o melhor do ano. Estava criado o hype da banda.

Em 2001, já com contrato com a Virgin, a banda lança o 1º álbum, homônimo, q trouxe os hits red eyes and tears (q o WRY atualmente toca em seus xous), spread your love, love burns e whatever happened to my rock'n'roll (punk song). Algumas das músicas mais do caralho dessa nova década. A banda faz mais sucesso no Reino unido, onde se escuta mais sons desse tipo. O 2º álbum, Take them on, on your own, saiu no 2º semestre d 2003 e foi muito bem recebido pela crítica e público. O single we're all in love [q tirou o STROKES do topo da parada do NME] é prova disso. O 1º álbum ñ saiu em versão nacional, mas dá pra achar facilmente o 2º por cerca d 20 conto [fruto da tentativa da gravadora d popularizar algumas bandas novas no país. Outras bandas incluídas nessa jogada d popularização são o STARSAILOR{q nome idiota}, THE THRILLS, IMA ROBOT, OK GO e AUDIO BULLYS {os djs hypados q deram uma passada pela praia endinheirada d maresias].

ps.: O clipe d we're all in love andou passando regularmente na mtv. O clipe é aquele com imagem regaçada, tipo se tivesse sido filmado há uns 20 anos e q é todo com uma imagem meio laranjada, q mostra a banda tocando pra uma platéia pequena e depois o baixista começa a quebrar um carro enquanto a platéia se mistura à banda. No site do BRMC dá pra ouvir todas as músicas do 1º álbum e ver todos os vídeos, além d alguns ao vivo. site: blackrebelmotorcycleclub.com

quinta-feira, 4 de dezembro de 2003

Idlewild

da série "as melhores bandas do mundo"

Assim como o BLACK REBEL MOTORCYCLE CLUB está para o JESUS & MARY CHAIN, o IDLEWILD está para o THE SMITHS. A banda foi formada em dezembro de 95 em Edinburgo, Escócia, por 2 estudantes d fotografia q descobriram em uma festa seus gostos similares [SONIC YOUTH, THE SMITHS, REM, PAVEMENT, dEUS] e resolveram tocar juntos. Esses 2 estudantes eram Roddy Woomble, vocalista da banda e Colin Newton, baterista. Na mesma noite conheceram Rod Jones [guitarrista], q na época já tinha uma banda e ñ queria tocar com eles, mas depois d um tempo resolveu se juntar à recém-formada banda. Para o baixo foi chamado um amigo d Rod, Phil Scanlon, q pouco tempo depois saiu para se dedicar aos estudos e foi substituído por Bob fairfoull.
O nome IDLEWILD foi tirado do livro "Anne of the green gables" [o favorito d roddy na época], no livro, idlewild é o nome d um calmo lugar d encontros.

No início as músicas eram porradas meio hardcore-punk d 2 minutos, bastante influenciadas por NIRVANA e SONIC YOUTH [a música queen of the troubled teens, uma das primeiras gravadas, é a mesma coisa q a base d drain you do nirvana tocada rápida]. Pouco tempo depois já era possível notar a influência do rock inglês d SMITHS, JESUS & MARY CHAIN e outros. Prova disso é o primeiro álbum da banda, HOPE IS IMPORTANT, q mistura porradas [4 people do good], coisas calmas e dedilhadas [i'm happy to be here tonight] e uma espécie d brit-pop-punk [i'm a message]. Obs: antes d lançar o 1º álbum, eles lançaram 3 singles independentes e o ep CAPTAIN.

Com o lançamento do 2º ábum, 100 BROKEN WINDOWS, viraram a next big thing da imprensa britânica, definiram seu estilo e tiveram um maior reconhecimento. O álbum é considerado por muitos, um clássico. Só d ouvir algumas músicas já dá pra se ter uma idéia. São desse álbum as do caralho "roseability", "little discourage", "mistake peagent" e "actually it's darkness". Na esteira do álbum fizeram turnês com PLACEBO, MANIC STREET PREACHES e MUSE.

Em 2002 vieram com THE REMOTE PART, q até agora é seu álbum d maior sucesso d crítica e público. Entraram novamente no top 10 d singles britânico, fizeram turnês com o PEARL JAM, COLDPLAY e abriram uns xous dos ROLLING STONES e tiveram um clip [live in a hiding place] dirigido pelo alemão Win Wenders, o mesmo d O Hotel d Um Milhão d Dólares. Nem precisa dizer q o álbum é um dos melhores d 2002, né? Ele é o único disponível no Brasil e vem com uma seção interativa com o vídeo d "american english" e art films d "live in a hiding place" e "in remote part".

No fim d 2002 o baixista Bob Fairfoull saiu da banda e no seu lugar entrou Gavin Fox. Também se tornou membro fixo da banda o guitarrista Alan Stewart, q já participava dos xous como músico d apoio e q chegou a tocar na gravação d "in remote part".

Dicas para quem ñ conhece a banda e quer pegar algum mp3 desse álbum: out of routine [rápida], you held the world in your arms [a mais smithiana do álbum], a modern way of letting go [o último single, uma porrada] e live in a hiding place [do típico estilo da banda]. Isso é só uma dica, mas pode pegar qualquer uma porq todas são boas.
discografia: 1997: Queen of the troubled teens (single) 1997: Chandlelier (single) 1998: CAPTAIN (mini-album) 1998: Satan polaroid (single) 1998: A film for the future (single) 1998: Everyone says you're so fragile (single) 1998: I'm a message (single) 1998: HOPE IS IMPORTANT (album) 1999: When I argue I see shapes (single) 1999: Little discourage (single) 2000: Actually it's darkness (single) 2000: 100 BROKEN WINDOWS (album) 2000: These wooden ideas (single) 2000: Roseability (single) 2002: You held the world in your arms (single) 2002: American English (single) 2002: THE REMOTE PART (album) 2002: Live in a hiding place (single) 2003: A modern way of letting go (single)

[tudo escrito ao som do idlewild é claro, com o cd Singles Collection {reunião d quase todos os lados b já lançados pela banda, 18 conto na velvetcds.com.br} e The remote part {q estava 16 conto nas americanas.com].