domingo, 23 de dezembro de 2007

Festival do Minuto, agora permanente

Após 16 anos de edições pontuais, realizadas uma vez a cada ano, o Festival do Minuto se tornou permanente em 2007. O novo formato incentiva a produção de curtas durante todo o ano e premia os realizadores mensalmente. A produção do festival divulga os temas no início de cada mês e as obras devem se inspirar no conceito proposto. Os vencedores em cada categoria levam o prêmio de R$ 1 mil.

A alteração no formato está intrinsecamente ligada à proliferação das câmeras digitais e celulares capazes de fazerem vídeos com boa resolução para a internet, resultando em um aumento considerável na produção audiovisual por partes dos amadores. Todos os vídeos enviados ficam disponíveis no site do festival, assim como as obras que participaram das edições passadas do Festival do Minuto.

Ao se estender por todo o ano, o festival se torna um incentivo a mais para que todos aqueles que têm acesso às novas tecnologias de filmagem digital se tornem produtores e explorem a linguagem do curta-metragem em vídeo digital. Para completar, ainda existem prêmios para vídeos inscritos na categoria "tema-livre", vídeos de celular, animação e de "nano minutos", que são vídeos com no máximo 10 segundos.

A Oi, empresa que vem se destacando com seu envolvimento com as novas tecnologias, é a patrocinadora do Festival do Minuto, que também conta com o apoio da Petrobrás.

Nenhum comentário: