terça-feira, 4 de outubro de 2005

.MONNO
Faz tempo que converso com um dos integrantes da banda belo horizontina .MONNO, mas nunca havia me interessado em baixar alguma música deles, até que neste último fim de semana eu baixei "A Falta" e me arrependi de ter ficado tanto tempo sem conhecer a banda. A música é muito, muito boa. Rock alternativo da melhor qualidade, carregado de emoção e vocal ao estilo THE WALKMEN [porém melhor ainda]. Ao menos foi esta a impressão que "A Falta" me passou. Vou baixar as outras e escrever o que achar. De qualquer maneira, a reação que uma única música deles provocou em mim foi incrível.

ÍMPAR
Outra banda bacana de BH é a ÍMPAR. Parece que a banda é na verdade um projeto solo de um tal de Marcelo [uh?], que chamou uns amigos para tocarem com ele ao vivo com o nome de ÍMPAR. Dá para chamar de indie power pop, em português, com boas letras de amor.

Espero poder conferir estas duas bandas ao vivo em breve. Ambas têm músicas disponíveis no Trama Virtual.



CLUBE DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS de André Takeda,
é um ótimo livro. Poucas vezes me identifiquei tanto com um personagem como aconteceu com o protagonista do livro, um jornalista recém-formado perdido na vida. Em alguns trechos, parece que estou lendo algo que escrevi sobre mim mesmo. O livro segue a linha da literatura pop, cheia de referências a bandas de rock bacanas. Uma espécie de Nick Hornby abrasileirado e juvenil. A grande diferença é que Takeda retrata uma geração bem mais próxima da minha do que a de Hornby e mais jovem : o protagonista tem 22 anos.
Um livro carregado de dúvidas quanto ao futuro [tão pertinentes em nossas vidas] e de dores de cotovelo, mas, sobretudo, um livro sobre a complicada transição da adolescência para a chamada ¿vida adulta¿ e todas as estranhas sensações presentes nesta época.
É apenas a minha opinião pessoal, mas, para mim, CLUBE DOS CORAÇÕES SOLITÁRIOS significa muito mais do que o clássico O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO.
O livro foi lançado pela editora Conrad [a mais bacana], em 2001 ou 2000, não tenho obrigação de guardar datas.

outro livro muito bom lido por mim nesta última semana foi...



FEAR AND LOATHING IN LAS VEGAS [ou o horrível título nacional, LAS VEGAS NA CABEÇA] de Hunter Thompson.
Mais conhecido por sua adaptação para o cinema, MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS, de Terry Gilliam, com o Johnny Depp e o Benicio Del Toro, o livro acompanha a passagem de um jornalista [o próprio Thompson] e seu "advogado" [que mais parece um traficante] por Las Vegas, entupindo-se das mais diversas drogas durante todo o tempo e dando calotes em hotéis de luxo, enquanto o jornalista supostamente deveria fazer algumas matérias. Se você viu o filme ou já leu algo sobre Hunter Thompson [que estourou os próprios miolos no ano passado] sabe do que estou falando. Thompson narra a estória na primeira pessoa, descrevendo suas viagens de mescalina, ácido e outras dezenas de drogas. E "Dr. Gonzo" é simplesmente um dos personagens literários mais engraçados que conheço [ao lado do Barry de ALTA FIDELIDADE].
Indiscutivelmente um dos meus livros favoritos. E gerou a adaptação para o cinema mais fiel que conheço.

Ouvindo:
PAVEMENT . terror twilight + COLDPLAY . a rush of blood to the head + MOMBOJÓ . nada de novo

Nenhum comentário: