segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Cansei de Ser Sexy (entrevista)

{ Diretamente do meu pequeno arquivo de entrevistas, aqui está uma feita por email no início de 2005, provavelmente em março ou abril, com a Ana, do Cansei de Ser Sexy. Foi uma entrevista feita para um trabalho sobre direitos autorais na internet, como dá para perceber...
Abaixo está a entrevista não editada, exatamente do modo como recebi as respostas (e exatamente como fiz as perguntas, dãããã). É mais uma parte da série "backup do marcelo no blog". Ou seja, caso aconteça algo com meus arquivos, que além de estarem no meu hd, também estão em cd e em ao menos dois dos meus emails, também terei disponíveis as coisas aqui. E é claro que, ao colocar estas entrevistas aqui, também estou pensando nos poucos, mas possivelmente bacanas (já estão lendo este estupendo blog) leitores. As fotos foram tiradas por mim, no segundo show que a banda fez em Belo Horizonte em 2006, pouco antes de viajar para sua primeira turnê americana. Enjoy. }



oi marcelo! manda um beijo do bezzi em nome da banda pq faz tempo q a gente nao ve ele!


as respostas:

> Lançar as músicas apenas na internet foi uma opção conceitual ou apenas uma forma de economizar dinheiro?

nem um nem outro. Foi a forma mais facil que encontramos de fazer com q as pessoas nos ouvissem. Na época nao pensavamos em lançar disco, mas depois qdo ficou serio, começamos a gravar o disco (q esta ficando pronto), com versoes diferentes das que estao online, mas achamos importante colocar mna internet e a gente pretende continuar fazendo isso.

> As rádios comerciais são quase inalcançáveis para as bandas independentes. Isso torna a internet o principal meio de divulgação para essas bandas?

Sim. Temos muitos amigos que tem banda independente e todos fazem divulgação pela web. É a melhor, mais rapida e mais democratica maneira de divulgar o trabalho.

> Vocês consideram a internet um ambiente totalmente anárquico em relação aos direitos autorais tradicionais* ou acreditam que ele podem funcionar no mundo virtual?

Se tivessemos uma resposta pra isso, estariamos ricos!

* quando digo direitos autorais tradicionais não me refiro aos direitos morais (reconhecimento do autor da obra), mas sim ao pagamento pelo uso, reprodução e comercialização da obra.


> Programas como Kazaa e eMule permitem a qualquer um baixar gratuitamente as músicas que desejar, não necessitando então, comprar o cd. Vocês acreditam que estamos caminhando para uma época na qual as bandas viverão apenas dos shows?

Sim. As pessoas precisam perceber que isso é muito positivo. A gente assinou contrato com a Trama, vamos gravar um cd, mas reconhecemos a importancia da troca de arquivos.Todos nós só temos o conhecimento musical que temos pq somos adeptos da pratica. Alem do que a gente sabe muito bem q o cansei de ser sexy só ganhou reconhecimento por causa disso.

Achamos que ha uma nova ordem, mais democratica na industria, e que isso é muito bom, pq o mundo da musica nao eh mais dominado por meia duzia de grandes gravadoras.

> Vocês conhecem leis como Copyleft e Creative Commons? Já pensaram em liberar alguma música por essas licenças, como forma de divulgação e incentivo à produção cultural (no caso de a música ser usada em filmes, samples, etc)?

nao conhecemos.

Nenhum comentário: