domingo, 5 de novembro de 2006

Premiados da 30ª Mostra de Cinema de São Paulo

Melhor Filme – Prêmio do Júri: O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia


Prêmio Especial do Júri: O Violino, de Francisco Vargas (México)

com menção especial para o ator Don Angel Tavira


Prêmio do Júri – Melhor Ator: Adel Imam, por O Edifício Yacoubian (Egito)


Prêmio do Júri – Melhor Atriz: Maria Lundqvist, por Minha Vida Sem Minhas Mães (Finlândia)

Prêmio do Júri – Menção Honrosa >(pela elaboração visual): O Ano em que Meus Pai
s Saíram de Férias, de Cao Hamburger (Brasil)

Prêmio do Público – Melhor Curta Brasileiro: Primeira Vez, de Fabrício Bittar


Prêmio do Público – Melhor Média Brasileiro: Deus e o Diabo em Cima da Muralha, de Tocha Alves e Daniel Lieff

Prêmio do Público – Melhor Longa Estrangeiro de Ficção: Rosso Come il Cielo, de Cristiano Bortone (Itália)


Prêmio do Público – Melhor Documentário Estrangeiro: Uma Verdade Inconveniente, de Davis Guggenheim (EUA)


Prêmio do Público – Melhor Curta Estrangeiro: Eu Quero Ser Piloto, de Diego Quemada-Diez (Quênia/México/Espanha)


Prêmio do Público – Melhor Média Estrangeiro: Jana Sanskriti – Um Teatro em Campanha, de Jeanne Dosse (França)

Prêmio da Crítica – Categoria Internacional: Hamaca Paraguaya, de Paz Encina (Paraguai/França/Argentina/Holanda)


Prêmio da Crítica – Categoria Nacional: O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia


Prêmio Petrobras Cultural de Difusão – Melhor Longa Brasileiro de Ficção: Antonia, de Tata Amaral (R$ 200 mil) e O Ano em que
Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger (R$ 200 mil)

Prêmio Petrobras Cultural de Difusão – Melhor Documentário Brasileiro: Fabricando Tom Zé, de Décio Matos Jr. (R$ 200 mil)


Prêmio da Juventude (votos de estudantes secundaristas dentro da seção Festival da Juventude): Minha Vida Sem Minhas Mães, de Klaus Harö (Finlândia)


Prêmio Humanidade: Vittorio De Seta, cineasta italiano de Banditi a Orgosolo (1961) e Cartas do Saara (2006), convidado de honra da 30ª Mostra

Selton Mello e o diretor Heitor Dhalia, de O Cheiro do Ralo. Acesse o ótimo site do filme, ocheirodoralo.com.br, para ver teasers, fotos e mais informações sobre a produção.

*

E para aproveitar que o papo é cinema, que tal o novo cartaz de Factory Girl? Eu gostei, acho melhor que o primeiro (à esquerda). O filme não deve ser muito bom, mas ao menos ver Guy Pearce como Andy Warhol será engraçado. E o baterista do Weezer interpretará um dos membros do Velvet Underground. Ou seja, é bem provável que seja um daquelas produções medianas mas que será louvada por gente como Lúcio Ribeiro e indiezinhos como "fódona".

O quê? Você não sabe que filme é este? Tudo bem, o tio é bacana. Leia sobre o longa aqui e aqui.
E para descobrir um pouco mais sobre a vida de Edie Sedwick, é só vir aqui. (momento Contigo: ela é prima de Kyra Sedwick, esposa de Kevin Bacon e protagonista do grunge movie Singles - Vida de Solteiro, do diretor Cameron Crowe)

Nenhum comentário: