sábado, 30 de dezembro de 2006

iForward, Russia! - give me a wall

Nota: 10

Formado em Leeds, Inglaterra, em 2004, por Tom Woodhead (vocal, sintetizadores) e Rob Canning (baixo), ambos ex-membros de uma banda chamada The Black Helicopters, mais os irmãos Whiskas (guitarra, vocais) e Katie Nicholls (bateria, vocais), a iForward, Russia! tomou o mundo em assalto em 2006 com o lançamento de seu ótimo álbum de estréia, Give Me A Wall.

Uma das características que diferenciam a banda dos demais exemplares contemporâneos do indie rock britânico é o peso. Mesmo tendo o post punk de grupos como The Fall e Gang of Four entre as principais influências, a iForward, Russia! não tem receio algum em pisar fundo na distorção e utilizar gritos rasgados em suas canções.
Logo na faixa de abertura de Give Me A Wall, a incrível “thrirteen” (todas as músicas tem números como título), fica clara a mistura de post punk e post hardcore explorada pela banda, algo como Bloc Party com muito mais peso ou um Refused tocando indie rock.

A dissonância, as quebras nas músicas e as linhas de guitarra da iForward, Russia! estão mais próximas de nomes do rock alternativo americano, como Pretty Girls Make Graves, Fugazi e At The Drive-In do que os costumeiros The Clash e The Cure, influências majoritárias de grande parte dos hypes do rock alternativo desta década. “twelve” e “seventeen” deixam isto bem claro.

Bloc Party é um nome que vem constantemente à cabeça ao se ouvir iForward, Russia!, principalmente pelo vocal. A voz de Tom Woodhead parece bastante com a de Kele Okereke (vocalista do BP), se este fosse mais enérgico e afetado (no bom sentido).

As letras falam sobre desilusões, dúvidas e amor, ingredientes principais na transição entre adolescência e vida adulta. A frase que abre o álbum é direta: “choose life”. Remete a Trainspotting e resume todo um sentimento de apreensão e medo desta fase da vida. O mesmo acontece na triste “nineteen”: “before you've even seen it / the old horizon's gone”. Uma das melhores músicas do cd e que também tem um vídeo muito bom.

Outra música indispensável do álbum é “fifteen pt 1”, talvez a mais indispensável de todas e que resume a banda em 4 minutos e 14: peso, sintetizadores e bateria ao estilo new rave, diversas quebradas, vocal melódico, gritaria e um refrão matador.

Para coroar, o fim com “eleven” apenas confirma a qualidade da banda. Começa com uma levada dançante no melhor estilo Franz FerdinandRadio 4, entremeada por passagens pesadas até chegar a um fim que poderia ter sido gravado pelo ...And You Will Know Us By The Trail Of Dead em sua fase pré-Worlds Apart (o que significa muitos ruídos, gritos e quebradeira).

Ao terminar de ouvir Give Me A Wall, fica a sensação de que está é, sem dúvida, uma das mais interessantes e promissoras bandas da atualidade.

- - - - - - - -

Para quem gosta de:
The Go! Team / Pretty Girls Make Graves / Bloc Party / Franz Ferdinand

Primeiras para o download:
"fifteen pt 1" / "thirteen" / "twelve"

*

Info:
Banda - iForward, Russia!
Álbum - Give Me A Wall
Ano: 2006 - maio
Selo: Dance to the Radio

- - - - - - - -

Vídeos:

iForward, Russia! - Nineteen



iForward, Russia! - Eighteen



iForward, Russia! - Twelve



iForward, Russia! - Nine


2 comentários:

Ju Semedo disse...

Oi! Primeiro obrigada pelos elogios.
Segundo eu gostei do lance quero q vc coloque no estrelatorta sim! :)
Terceiro que resenha foda essa sua, hein?
E vc está intimado a gravar essa banda pra mim, ok?

bjs

Anônimo disse...

resenhha?

isso é uma crítica dee verdade.