terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Diamante de Sangue

Ao contrário do texto que escrevi sobre Mais Estranho Que A Ficção, que considero uma crítica, o texto abaixo sobre Diamante de Sangue é uma resenha da qual sequer me orgulho muito.
Mas deixe-me explicar e ser sincero. Uma das coisas que decidi fazer este ano é escrever, ao menos um pouco, sobre cada filme que assistir. Já que trabalho com cinema, acho bom escrever sobre isso ao longo deste período, mesmo que de forma descompromissada e evoluir aos poucos.
Este texto sobre Diamante de Sangue teve de ser escrito às pressas pois hoje de noite irei à pré-estréia de Babel, e por isso não quero acumular textos a serem escritos, já que também tenho as coisas do outro site para fazer, coluna no outro site, etc.

- - - - - - -

Como entretenimento, Diamante de Sangue (Blood Diamond) é extremamente satisfatório. Mas, como de costume, quando Hollywood resolve fazer cinema-denúncia não se pode esperar muito.

No filme em questão, a história envolve o tráfico de diamantes na África durante os anos 1990, que financiou (ou financia) guerras e matanças no continente. Djimon Hounsou vive um pescador que é separado da família e forçado a trabalhar nas minas, procurando diamantes para uma milícia rebelde e violenta de Serra Leoa. Leonardo DiCaprio é um ex-soldado que trabalha com o tráfico de diamantes e que tem como meta conseguir dinheiro suficiente para sair da África. O caminho dos dois se cruza após Hounson encontrar um enorme diamante rosa, a pedra que pode significar a salvação de ambos.


Após uma série de eventos, o objetivo de Hounsou passa ser reencontrar sua família e o de DiCaprio, ajuda-lo, somente para conseguir o diamante. No caminho de ambos está Jennifer Connelly, como uma jornalista americana em busca de um grande furo e que será crucial na jornada de ambos.


Apesar de alguns clichês, como no caso dos rebeldes da Frente Revolucionária Unida, o filme funciona bem, com uma mistura de drama e ação. Felizmente um provável romance entre Connelly e DiCaprio é deixado em segundo plano, focando-se no amor familiar de Hounson.


O diretor Edward Zwick não é excepcional, mas é competente. A impressão que tenho é que, nas mãos de um diretor como Paul Greengrass, este filme seria muito, muito melhor. Claro, com o roteiro adaptado ao seu estilo.


Enfim, se você não se importa em saber que pouquíssima coisa irá mudar por causa deste filme e deseja apenas se divertir por algumas horas, assista sem medo. E vale saber que esta é uma das melhores atuações Leonardo DiCaprio, sem dúvida alguma.

- - - - - - -





- - - - - - -

Diamante de Sangue (Blood Diamond) - 2006
Direção: Edward Zwick
Roteiro: Charles Leavitt
Argumento: Charles Leavitt / C. Gaby Mitchell
Elenco: Leonardo DiCaprio / Djimon Hounsou / Jennifer Connelly / Arnold Vosloo / Kagiso Kuypers

Nenhum comentário: