segunda-feira, 7 de agosto de 2006

crítica: The Mars Volta - Amputechture

THE MARS VOLTA Amputechture = 7


Quando o The Mars Volta surgiu em 2001 a partir da cisão da seminal orquestra do barulho conhecida como At The Drive-In, surpreendeu uma legião de fãs com seu som muito mais experimental e calmo do que o feito pelo At The Drive-In. Os desavisados de outrora que se depararem com o novo álbum da banda, Amputechture, ficarão ainda mais perplexos.


Logo aos primeiros acordes de Vicarous Atonement, faixa que abre o álbum, não há como negar: eis um álbum de rock progressivo. Mas antes que venham à mente dezenas de referências progressivas entediantes, vale ressaltar: este é um disco de rock progressivo contemporâneo ou, se quiser, de art rock.


O que o The Mars Volta faz com o rock progressivo é semelhante ao que o Tool faz com o metal. As duas bandas caracterizam-se por trabalharem um estilo (metal no caso do Tool, prog rock no do The Mars Volta), triturá-lo e devolvê-lo de forma singular.


Mantendo o costume de lançar álbuns conceituais, o tema de Amputechture parece ser a religião, mas nada no The Mars Volta é fácil e são várias as interpretações possíveis. O primeiro álbum da banda, De-Loused In The Comatorium, de 2003, foi criado em torno das alucinações de um artista durante seu estado de coma. O álbum seguinte, Frances The Mute, lançado em 2005, inspirava-se na atriz Frances Farmer, natural de Seattle e submetida à lobotomia em 1948 e que também inspirou Kurt Cobain ao nomear sua filha e ao escrever Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle, do álbum In Utero.


Para dificultar ainda mais o entendimento das letras, os vocais alternam entre o inglês e o espanhol, justificado pela origem latina da dupla central da banda, o vocalista Cedric Bixler e o guitarrista Omar Rodriguez-Lopez, que assina a ótima produção do álbum. O som também não fica para trás no quesito “dificuldade de assimilação”. São apenas 8 faixas em 76 minutos de músicas cheias de reviravoltas, como Tetragrammaton, de 16 minutos. Somente duas músicas ficam abaixo da faixa dos 7 minutos, sendo que uma delas, Vermicide, é sem dúvida a mais acessível e uma das melhores do álbum. Uma quase balada de letra bíblica e obscura.

Os cérebros da banda, Omar e Cedric (esquerda-direita)

A faixa que talvez melhor represente a obra do The Mars Volta seja Day Of The Baphomets. Em seus 11 minutos estão todos os ingredientes presentes na mistura feita pela banda: garage rock, progressivo, música latina, jazz, post rock e, é claro, altas doses de experimentalismo.


Assim como nos álbuns anteriores Amputechture conta com a participação de um membro do Red Hot Chilli Peppers, o guitarrista John Frusciante, que também tocou no álbum anterior da banda. No debut do Mars Volta foi a vez do baixista Flea participar. Outro nome que chama atenção nos créditos é o de Paul Hinojos, ex-companheiro de Cedric e Omar no At The Drive-In, onde tocava baixo, e que juntou-se ao The Mars Volta em 2005 como “sound manipulator”. Este é seu primeiro registro de estúdio com a banda. A vaga hoje ocupada por Hinojos tinha como titular Jeremy Ward, primo de Jim Ward (ex-guitarrista do At The Drive-In e ex-parceiro de Hinojos no Sparta), morto por overdose em 2003. Jeremy Ward tocava com Cedric e Omar antes mesmo da criação do The Mars Volta, em um projeto chamado De-Facto, que acabou com sua morte.


Durante o segundo semestre de 2006 o The Mars Volta divulga Amputechture abrindo os shows da nova turnê do Red Hot Chilli Peppers.


Acompanhar um fã da banda de Anthony Kiedis durante um show do Mars Volta por si só já deve ser considerado um espetáculo à parte, já que além da presença de palco destruidora de Cedric e Omar, a banda costuma fazer shows de 4 ou 5 cinco músicas marcadas por experimentalismos e improvisações. Tudo isso enquanto o fã de Red Hot espera embasbacado por Danny California...

Nota: 7

Top 3: “Vermicide”, “Viscera Eyes”, “Day Of The Baphomets”


*


Você pode fazer o download de alguns trabalhos do De-Facto nos links abaixo:

How Do You Dub? You Fight for Dub, You Plug Dub In
Megaton Shotblast
Legende du Scorpion a Quatre Queues


E material ao vivo do The Mars Volta para download aqui.

Para fazer o download de Amputechture, veja este post antigo do Mazzacane. Alguns links com o álbum no rapidshare já foram apagados, portanto, aconselho a baixar por torrent.

foto: Alfred Jansen

2 comentários:

Anônimo disse...

tbm achei o cd assim... "legalzin".

Anônimo disse...

gostei da crítica, parabéns.